Logo Checktudo

Checktudo - Blog

15 de janeiro de 2021

Os 7 fatores que influenciam na decisão de compra!

Por mais que a decisão de compra pareça um ato totalmente consciente, nós sempre somos influenciados nas nossas escolhas. Saiba quais são os 7 fatores que influenciam na decisão de compra dos consumidores e melhore as suas estratégias de venda!

Independente do tipo de produto/ serviço que a sua empresa vende, sempre existirão fatores que vão influenciar diretamente na decisão de compra. Por isso, leve em consideração a lista abaixo para aumentar a sua taxa de conversão.

7 fatores que influenciam na decisão de compra!

1 – Cultura

Nesse caso, a cultura pode ser entendida tanto no conceito amplo, abrangendo o país no qual o consumidor vive, quanto a cultura local, da sua cidade, do seu bairro, ou até mesmo a sua cultura familiar.

O convívio cultural influencia na percepção, nos valores e nas preferências das pessoas. Isso se dá por meio do conhecimento, das artes, das crenças e dos padrões de comportamento. Sendo assim, o entendimento sobre diversos contextos culturais pode ajudar a equipe de marketing da sua empresa a traçar estratégias mais assertivas.

2 – Classe social

A classe social é um dos fatores que mais influencia na decisão de compra dos consumidores. Isso porque, ela determina qual vai ser o posicionamento desse consumidor diante do seu produto/ serviço ou da sua oferta. E esse posicionamento está diretamente relacionado ao seu poder aquisitivo.

Sendo assim, quanto menor o poder aquisitivo do consumidor, mais restrito será o acesso a produtos e serviços. Mas não somente isso, apesar de ter uma renda menor, os consumidores buscam por representatividade e marcas que se encaixem no seu contexto social. Além de terem desejo por produtos destinados para as classes sociais mais altas.

Por isso, é importante estudar cuidadosamente o público-alvo do seu produto/ serviço para fazer campanhas promocionais que gerem um retorno maior.

3 – Questões psicológicas

Há 4 principais fatores psicológicos que afetam a decisão de compra:

Motivação

É o fator que leva o consumidor à ação e preenche as suas necessidades em relação ao produto/ serviço que ele pretende adquirir.

Percepção

Envolve as impressões, os sentidos e as formas como as coisas são vistas e interpretadas pelo consumidor. Por meio da percepção a pessoa pode qualificar positivamente ou negativamente a importância da sua marca para a rotina.

Convicção

Está relacionada à percepção. Muitas vezes, a percepção pode “cegar” o consumidor diante da mensagem de um anúncio. A convicção, por sua vez, tem o papel de contrabalancear e levar o consumidor a avaliar o conteúdo da mensagem a partir das suas ideias preconcebidas.

Aprendizagem

Está relacionada às experiências anteriores do consumidor. Por isso é tão importante se esforçar para que os clientes associem sua marca a experiências positivas.

4 – Personalidade

A personalidade é o que torna cada indivíduo único. Por meio dela, as crenças, convicções, motivações e até mesmo a cultura são impactadas e transformadas. Fazendo com que cada consumidor se relacione com todas essas coisas de uma maneira diferente.

Sendo assim, é necessário dividir os consumidores em grupos que expressem personalidades parecidas e estudar formas de se comunicar diretamente com cada um desses grupos.

5 – Faixa etária e estágio da vida

Conforme crescemos e amadurecemos, vivemos novas experiências, o que muda as nossas convicções, percepções e motivações.

Consequentemente, a forma de se comunicar com públicos de idades ou estágios de vida diferentes não pode ser a mesma. É necessário que você conheça a fundo o seu público-alvo, para que o seu produto/serviço e as suas estratégias de comunicação estejam alinhados com ele.

Não sabe qual é o perfil de consumidores do seu produto/serviço?

Saber essa informação é o primeiro passo para traçar estratégias de marketing que sejam assertivas e gerem retorno real do seu investimento. Então, utilize ferramentas que possam te ajudar a obter esses dados.

No sistema da Checktudo, você pode enriquecer a sua lista de mailing com diversas informações relevantes sobre os seus clientes. Basta enviar um arquivo de Excel contendo os dados de contato dos seus clientes, como e-mail. Assim, por meio do cruzamento de dados, a nossa ferramenta vai enriquecer essa lista com as informações desses consumidores. Dentre essas informações estão:

Pessoa Física – Telefone, nome, endereço, profissão, renda presumida e faixa etária.

Pessoa Jurídica – Cnaes, porte empresarial, número de funcionários e faturamento.

Além disso, por meio da nossa ferramenta de prospecção, a sua empresa também poderá encontrar registros de clientes que estejam em momento de compra, alinhados com o perfil de consumidores do seu produto/ serviço e na localização mais interessante para o seu negócio.

Se interessou por essas ferramentas? Quer saber mais sobre as consultas e serviços da Checktudo? Clique no botão abaixo e faça o seu cadastro no nosso site!

6 – Amigos próximos e familiares

Quando precisamos decidir algo, normalmente contamos com a ajuda de amigos próximos e familiares, que são pessoas nas quais nós confiamos ou que exercem algum tipo de poder sobre nós, seja psicológico ou financeiro.

Mais uma vez é reforçada a importância de criar boas experiências para os consumidores. Pois, dessa forma, eles serão influenciadores de pessoas próximas a eles e indicarão o seu produto/ serviço para amigos e familiares.

7 – Estilo de vida

O estilo de vida exerce uma influência significativa na decisão de compra dos consumidores. Isso porque, as pessoas têm uma tendência maior de investir em produtos e serviços que possam fazer parte da sua rotina.

Entender quais são os hábitos e comportamentos do seu consumidor que podem impactar diretamente na decisão de compra do seu produto/ serviço, te ajuda a definir os argumentos de venda que serão usados para atrair a atenção deles.

Enfim, esses são os 7 fatores que influenciam na decisão de compra. Estude esses fatores e faça uma análise minuciosa dos seus clientes, assim você vai conseguir traçar estratégias de venda infalíveis!

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of

Quer saber mais sobre como nossas soluções podem ajudar o seu negócio?

Preencha os campos abaixo e vamos te ajudar!

A infinidade de dados veiculares, antifraude e localizaçação de pessoas para potencializar o seu negócio