Por mais que a decisão de compra pareça um ato totalmente consciente, nós sempre somos influenciados nas nossas escolhas. Saiba quais são os 7 fatores que influenciam na decisão de compra dos consumidores e melhore as suas estratégias de venda!
Independente do tipo de produto/ serviço que a sua empresa vende, sempre existirão fatores que vão influenciar diretamente na decisão de compra. Por isso, leve em consideração a lista abaixo para aumentar a sua taxa de conversão.
Nesse caso, a cultura pode ser entendida tanto no conceito amplo, abrangendo o país no qual o consumidor vive, quanto a cultura local, da sua cidade, do seu bairro, ou até mesmo a sua cultura familiar.
O convívio cultural influencia na percepção, nos valores e nas preferências das pessoas. Isso se dá por meio do conhecimento, das artes, das crenças e dos padrões de comportamento. Sendo assim, o entendimento sobre diversos contextos culturais pode ajudar a equipe de marketing da sua empresa a traçar estratégias mais assertivas.
A classe social é um dos fatores que mais influencia na decisão de compra dos consumidores. Isso porque, ela determina qual vai ser o posicionamento desse consumidor diante do seu produto/ serviço ou da sua oferta. E esse posicionamento está diretamente relacionado ao seu poder aquisitivo.
Sendo assim, quanto menor o poder aquisitivo do consumidor, mais restrito será o acesso a produtos e serviços. Mas não somente isso, apesar de ter uma renda menor, os consumidores buscam por representatividade e marcas que se encaixem no seu contexto social. Além de terem desejo por produtos destinados para as classes sociais mais altas.
Por isso, é importante estudar cuidadosamente o público-alvo do seu produto/ serviço para fazer campanhas promocionais que gerem um retorno maior.
Há 4 principais fatores psicológicos que afetam a decisão de compra:
É o fator que leva o consumidor à ação e preenche as suas necessidades em relação ao produto/ serviço que ele pretende adquirir.
Envolve as impressões, os sentidos e as formas como as coisas são vistas e interpretadas pelo consumidor. Por meio da percepção a pessoa pode qualificar positivamente ou negativamente a importância da sua marca para a rotina.
Está relacionada à percepção. Muitas vezes, a percepção pode “cegar” o consumidor diante da mensagem de um anúncio. A convicção, por sua vez, tem o papel de contrabalancear e levar o consumidor a avaliar o conteúdo da mensagem a partir das suas ideias preconcebidas.
Está relacionada às experiências anteriores do consumidor. Por isso é tão importante se esforçar para que os clientes associem sua marca a experiências positivas.
A personalidade é o que torna cada indivíduo único. Por meio dela, as crenças, convicções, motivações e até mesmo a cultura são impactadas e transformadas. Fazendo com que cada consumidor se relacione com todas essas coisas de uma maneira diferente.
Sendo assim, é necessário dividir os consumidores em grupos que expressem personalidades parecidas e estudar formas de se comunicar diretamente com cada um desses grupos.
Conforme crescemos e amadurecemos, vivemos novas experiências, o que muda as nossas convicções, percepções e motivações.
Consequentemente, a forma de se comunicar com públicos de idades ou estágios de vida diferentes não pode ser a mesma. É necessário que você conheça a fundo o seu público-alvo, para que o seu produto/serviço e as suas estratégias de comunicação estejam alinhados com ele.
Saber essa informação é o primeiro passo para traçar estratégias de marketing que sejam assertivas e gerem retorno real do seu investimento. Então, utilize ferramentas que possam te ajudar a obter esses dados.
No sistema da Checktudo, você pode enriquecer a sua lista de mailing com diversas informações relevantes sobre os seus clientes. Basta enviar um arquivo de Excel contendo os dados de contato dos seus clientes, como e-mail. Assim, por meio do cruzamento de dados, a nossa ferramenta vai enriquecer essa lista com as informações desses consumidores. Dentre essas informações estão:
Pessoa Física – Telefone, nome, endereço, profissão, renda presumida e faixa etária.
Pessoa Jurídica – Cnaes, porte empresarial, número de funcionários e faturamento.
Além disso, por meio da nossa ferramenta de prospecção, a sua empresa também poderá encontrar registros de clientes que estejam em momento de compra, alinhados com o perfil de consumidores do seu produto/ serviço e na localização mais interessante para o seu negócio.
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Quando precisamos decidir algo, normalmente contamos com a ajuda de amigos próximos e familiares, que são pessoas nas quais nós confiamos ou que exercem algum tipo de poder sobre nós, seja psicológico ou financeiro.
Mais uma vez é reforçada a importância de criar boas experiências para os consumidores. Pois, dessa forma, eles serão influenciadores de pessoas próximas a eles e indicarão o seu produto/ serviço para amigos e familiares.
O estilo de vida exerce uma influência significativa na decisão de compra dos consumidores. Isso porque, as pessoas têm uma tendência maior de investir em produtos e serviços que possam fazer parte da sua rotina.
Entender quais são os hábitos e comportamentos do seu consumidor que podem impactar diretamente na decisão de compra do seu produto/ serviço, te ajuda a definir os argumentos de venda que serão usados para atrair a atenção deles.
Enfim, esses são os 7 fatores que influenciam na decisão de compra. Estude esses fatores e faça uma análise minuciosa dos seus clientes, assim você vai conseguir traçar estratégias de venda infalíveis!
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