Logo Checktudo

Checktudo - Blog

2 de outubro de 2020

Reciclagem de CNH EAD: como fazer?

Teve a sua Carteira de Habilitação suspensa e precisa fazer o curso de reciclagem? Então, leia esse texto e saiba se você pode fazer a reciclagem de CNH EAD.

Desde que começou a pandemia de Covid-19, muitos dos serviços do Detran tiveram que ser oferecidos via internet. Um desses serviços foi o curso de reciclagem, que agora tem a modalidade EAD. Mas, nem todos os estado do Brasil permitem que esse curso seja feito à distância. Saiba mais:

O que é o curso de reciclagem e porque é necessário fazê-lo?

O curso de reciclagem do Detran serve para que os motoristas infratores relembrem as regras de trânsito e outros conhecimentos de direção responsável. 

Esse curso é destinado para motoristas que tiveram a sua CNH suspensa ou que se envolveram em acidentes de trânsito e foram condenados judicialmente por colocarem em risco a segurança.

Onde fazer o curso de reciclagem de CNH?

O curso de reciclagem de CNH pode ser feito no Detran ou no CFC (Centro de Formação Credenciado).

Como fazer a reciclagem de CNH EAD?

Primeiramente, para fazer a reciclagem de CNH EAD, é necessário saber se o Detran do seu estado oferece essa possibilidade.

O Detran SP, por exemplo, oferece esse curso em parceria com o Senac. Para fazer a inscrição pela internet, é necessário ter o encaminhamento para o curso de reciclagem, que é expedido pelo próprio Detran. Já o material didático (livro e fita VHS ou DVD), que custa R$165, pode ser comprado na Unidade de Tecnologia e Gestão Educacional do Senac/São Paulo, localizado na Rua Dr. Vila Nova, 228 – 3º andar – Vila Buarque.

A facilidade do curso de reciclagem à distância é que o condutor poderá escolher o local e os horários mais adequados para assistir ao conteúdo das aulas. Mas, isso não quer dizer que a exigência do processo será menor. 

Durante cinco dias (no mínimo) o condutor deverá estudar temas como: segurança nas vias públicas, valorização da cidadania e conscientização do respeito à vida e o exame deverá ser realizado na Unidade do Senac São Paulo. 

Ao chegar, o condutor será identificado digitalmente e fotografado pelos fiscais do Detran. E, após ser aprovado e cumprir o período de suspensão, que varia de 1 a 12 meses, o condutor deverá ir até o posto de atendimento do Detran para concluir o processo e pegar de volta a sua CNH. 

Como fazer o curso de reciclagem de CNH à distância em outros estados?

Agora, você já sabe como fazer a reciclagem de CNH EAD em São Paulo. Para saber informações sobre o curso de reciclagem disponibilizado pelos outros Detran, acesse o site e busque pelas informações. Clique na sigla correspondente, para ser redirecionado ao site do Detran do seu estado: AC; AL; AP; AM; CE; DF; ES; GO; MA; MT; MS; PA; PB; PR; PE; PI; RJ; RN; RS; RO; RR; SC; SE; TO.

Também é possível conseguir informações pelos canais de atendimento, como telefone.

Curso de reciclagem para motoristas profissionais: saiba qual é a diferença

Um motorista profissional, como o próprio nome sugere, trabalha dirigindo. Devido ao fato desses motoristas passarem a maior parte do seu tempo circulando com os seus veículos, é comum que a quantidade de infrações à quais eles estão expostos seja maior do que a de um condutor de carro de passeio.

Para os motoristas profissionais, ficar sem a CNH resulta em não poder trabalhar, o que gera perda para o próprio profissional e também para a empresa, caso seja um motorista de frota.

Por esse motivo, o Detran trata essa situação de forma diferente. Os motoristas profissionais podem optar por fazer o curso de reciclagem preventivo. Ou seja, nesse caso é possível fazer o curso antes de ter a CNH suspensa.

Antes da CNH mudar para 40 pontos, para poder fazer o curso de reciclagem preventivo, o motorista tinha que ter atingido 14 pontos de 20. Portanto, só é possível fazer a reciclagem preventiva caso a CNH já esteja com quase todos os pontos permitidos.

Enfim, essas são as principais informações sobre o curso de reciclagem de CNH. Em caso de dúvidas, utilize os comentários do blog.

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of

Quer saber mais sobre como nossas soluções podem ajudar o seu negócio?

Preencha os campos abaixo e vamos te ajudar!

A infinidade de dados veiculares, antifraude e localizaçação de pessoas para potencializar o seu negócio