Logo Checktudo

Checktudo - Blog

30 de outubro de 2020

Revisão de veículos: saiba como esse processo influencia na revenda!

Saiba como funciona a revisão de veículos e como esse processo influencia diretamente o valor de revenda do automóvel.

Não é preciso ser um conhecedor do setor automotivo para saber que o estado de conservação é um dos fatores que mais impactam na diminuição do valor de mercado de um veículo.

Isso porque, os veículos que estão mais conservados, tanto mecânica quanto esteticamente, são vendidos com muito mais facilidade. E, por isso, tem uma maior valorização.

Sendo assim, o estado de conservação está diretamente relacionado à revisão do veículo. Por isso, fazer as revisões e manutenções no tempo certo é o que garante o bom funcionamento, mesmo em um veículo que já tem muito tempo de uso.

Como funciona a revisão de veículos?

Primeiramente, a revisão é um processo de análise minuciosa do carro. Nela são observados todos os componentes e sistemas do veículo, sejam eles mecânicos ou elétricos.

Então, caso sejam identificadas falhas ou problemas nesses sistemas, será feita a substituição preventiva das peças, para evitar danos maiores no futuro, e isso faz com que a vida útil do carro seja aumentada.

Veja quais são os processos mais importantes da revisão de veículos, que impactam diretamente no seu valor de revenda:

1 – Alinhamento e balanceamento

O alinhamento, como o próprio nome sugere, é o processo que alinha o direcionamento das rodas. Já o balanceamento, equilibra a distribuição do peso do automóvel sobre os pneus.

Além de aumentar significativamente o consumo de combustível, o desalinhamento e desbalanceamento do carro podem causar um desgaste prematuro dos pneus.

2 – Verificação dos níveis de água do radiador

Esse processo é simples e poderia ser feito pelo proprietário do veículo. Mas, apesar de ser simples, a negligência desse processo pode custar caro. Visto que, os níveis de água do radiador, quando estão abaixo do recomendado, por um longo período, causam superaquecimento e, consequentemente, levam à necessidade da retífica do motor.

3 – Troca do filtro de combustível

Os filtros de combustível são responsáveis por barrar as impurezas presentes nos combustíveis, impedindo que elas cheguem até o motor. Para garantir a melhor eficácia na filtragem, esses filtros devem ser trocados a cada 10 mil Km rodados.

4 – Substituição do filtro de ar do motor

O  filtro de ar do motor é responsável pela admissão de ar no motor e por impedir a entrada e circulação de poeira no seu interior. Para garantir o bom funcionamento, esse filtro deve ser trocado a cada 15 mil Km rodados.

5 – Verificação das pastilhas de freio

Além de verificar as pastilhas de freio para identificar se há algum tipo de desgaste, nas revisões, a cada 20 Km rodados, deve ser feita a substituição do fluído do freio. Pois, se esse processo não for feito, a longo prazo as peças do sistema de freio do veículo podem ficar oxidadas.

6 – Verificação dos pneus

Os pneus garantem o conforto, a estabilidade, a performance e a segurança do automóvel. Quanto menor a aderência dos pneus ao chão, maior o risco de acidentes fatais.

Nesse caso, a verificação técnica deve ser feita a cada 10 mil Km rodados, porém é importante que o proprietário mantenha a calibragem dos pneus na pressão correta sempre.

7 – Troca das velas de ignição

A troca das velas de ignição, melhora a ignição do motor e, por consequência, o veículo passará a ter um melhor desempenho e um menor consumo e combustível.

8 – Pintura

Os carros que tem até 20 mil Km precisam apenas ser encerados, a cada 2 meses, para que a pintura se mantenha brilhante. Mas, caso a pintura do veículo esteja opaca ou haja algum tipo de mancha, é necessário fazer o processo de cristalização ou espelhamento da pintura.

Qual é a importância de fazer a revisão de veículos?

Primeiramente, a revisão permite prevenir danos significativos no veículo. Ou seja, é melhor fazer a revisão e trocar algumas peças ao longo do tempo, do que ter que retificar o motor, por exemplo.

Além disso, ao manter o manual do veículo com os carimbos das revisões periódicas,  é muito mais fácil persuadir o comprador e convencê-lo a adquirir o veículo.

Existe uma periodicidade indicada para fazer as revisões preventivas?

Normalmente, as montadoras solicitam que a revisão do carro seja feita a cada 6 meses ou a cada 10 Km rodados. Mas, algumas peças podem ser substituídas após períodos um pouco maiores, como a cada 15 ou 20 Km rodados. O ideal, é seguir as recomendações do manual do veículo.

Sua empresa trabalha com negociação de veículos? 

No sistema da Checktudo, além de consultas veiculares, oferecemos laudos veiculares personalizados, com o logo da sua empresa. Esses laudos contém as informações do histórico completo do veículo e podem ser apresentados como garantia de um bom negócio, atestando que está tudo em ordem com o carro. Assim, fica muito mais fácil fidelizar os seus clientes! 

Além disso, no mesmo sistema, temos ferramentas de prospecção de clientes potenciais e enriquecimento de base de dados, que vão te ajudar a aumentar significativamente as suas vendas.

Saiba mais sobre as nossas consultas e serviços:

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of

Quer saber mais sobre como nossas soluções podem ajudar o seu negócio?

Preencha os campos abaixo e vamos te ajudar!

A infinidade de dados veiculares, antifraude e localizaçação de pessoas para potencializar o seu negócio