Entenda a diferença entre proteção veicular e seguro!

Entenda a diferença entre proteção veicular e seguro e faça a melhor escolha.
O que é proteção veicular?
As associações de proteção veicular são formadas por pessoas que tem a finalidade de proteger seus veículos contra roubos, furtos e outros danos.
Para fazer parte de uma associação, é necessário pagar uma taxa mensal que, muitas vezes, é cerca de 40% mais barata do que um seguro. Esse valor é destinado ao fundo comum da associação, que é utilizado para cobrir imprevistos que acontecerem com o veículo de qualquer associado.
Em resumo, é um sistema de rateio, onde os custos dos sinistros (roubo, furto, colisão, enchente, etc) são divididos entre os associados.
Assim como nos seguros, na proteção veicular o carro também é inspecionado e avaliado, mas não é necessária uma análise do perfil do condutor.
O interessado paga uma taxa e assina o termo de adesão. Dessa forma, o pagamento é cobrado por mensalidades atribuídas aos associados, que podem variar a depender do acúmulo de prejuízo.
O que é seguro veicular?
O seguro é um serviço oferecido por seguradoras ou corretoras. Basicamente, o contratante paga uma taxa e têm direito a uma indenização, caso sofra determinados prejuízos (previstos na apólice).
As coberturas do seguro variam de uma empresa para outra e, quanto mais coberturas o veículo tiver, mais caro o seguro será.
Confira tudo o que um seguro veicular pode cobrir:
- Colisão, abalroamento, capotagem ou derrapagem;
- Acidente com o veículo durante transporte por qualquer meio comum e apropriado;
- Roubo ou furto parcial ou total do veículo;
- Queda de qualquer objeto sobre o veículo;
- Danos causados por terceiros, desde que em ato isolado, esporádico e involuntário;
- Danos causados por alagamento, enchente ou inundações, inclusive nos casos de veículos guardados em subsolo, desde que o motorista não force a passagem em locais alagados;
- Ressaca, vendaval, granizo, furacão, terremoto e raios;
- Incêndio ou explosão.
Lembrando que as coberturas dependem de cada contrato, podendo variar muito de um caso para outro.
Leia também:
Seguro ou proteção veicular: qual escolher?
A escolha entre seguro e proteção veicular dependerá do quanto você pretende gastar e de quais coberturas precisa ter.
Para decidir, leve em consideração estas duas diferenças básicas entre seguro e proteção veicular:
Regulamentação
Uma das principais diferenças entre proteção veicular e seguro é a regulamentação.
As seguradoras são regulamentadas e estão sujeitas às normas estabelecidas pelo Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP) e pela Superintendência de Seguros Privados (Susep), o que protege os clientes e fornece garantias legais.
Já as instituições que regem e definem a legalidade das operações das associações de proteção veicular são o Código Civil Brasileiro e a Organização de Cooperativas Brasileiras (OCB).
No caso das associações, as garantias podem não ser tão seguras quanto às das empresas de seguro veicular.
Preço
A proteção veicular é mais barata do que os seguros automotivos e envolve menos burocracia. Além disso, elas oferecem basicamente os mesmos tipos de cobertura que os seguros.
Por outro lado, o nível de regulação e fiscalização que envolve os seguros automotivos faz com que esse seja um serviço com melhores garantias.
Sendo assim, a escolha vai depender das necessidades específicas de cada consumidor. O importante, em ambos os casos, é pesquisar organizações sérias e escolher o serviço que atende melhor às suas necessidades.
Leia também: saiba quais foram os carros mais roubados no Brasil