Logo Checktudo

Checktudo - Blog

Antes de comprar é melhor consultar
restrições judiciais
15 de fevereiro de 2019

Como identificar restrições judiciais de veículos

Como identificar restrições judiciais de veículos

O sistema de Restrições Judiciais Sobre Veículos Automotores (Renajud) é uma ferramenta online que interliga o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) ao Judiciário e permite a efetivação de ordens judiciais de restrição de veículos cadastrados no Registro Nacional de Veículos Automotores (RENAVAM).

As restrições judiciais ocorrem quando o proprietário do veículo não cumpriu de acordo com o contrato o pagamento do financiamento ou até mesmo realizou a penhora no bem para outro investimento onde não conseguiu pagar o acordo.

Uma restrição judicial pode demorar anos para ser resolvida e somente depois do fim do processo é que o carro fica liberado ou não. Se for determinado judicialmente que é preciso vendê-lo, o proprietário não terá direito de negar isso ou pegar o dinheiro que pagou de volta.

Com a consulta veicular da Checktudo é possível identificar se o veículo que deseja comprar possui alguma pendência na justiça. Assim você evitará problemas e uma perda enorme, em geral no valor pago pelo bem ou até maior.

Transferência

Impede o registro da mudança da propriedade do veículo no sistema Renavam.

Restrição de licenciamento

Impede o registro da mudança de propriedade e a obtenção de novo licenciamento do veículo

Circulação

Essa restrição além da impossibilidade de transferência da propriedade, o veículo fica impedido de circular.

Registro de Penhora

Neste caso, a penhora é efetivada em processo judicial sobre o veículo e seus principais dados (valor da avaliação, data da penhora, valor da execução e data da atualização do valor da execução).

Bloqueio

O bloqueio judicial ocorre quando o veículo possui algum tipo de penhora ou dívida de seu atual proprietário. Como o veículo é um bem ativo que possui um valor de mercado, muitas vezes ele se torna uma forma de financiadores recuperarem o dinheiro de seu devedor.

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of