Logo Checktudo

Checktudo - Blog

restrições judiciais
15 de fevereiro de 2019

Como identificar restrições judiciais de veículos

Veja como é mais tranquilo do que parece identificar restrições judiciais de veículos.

Saiba se um veículo tem restrições judiciais apenas pela placa!

Por meio das consultas veiculares da Checktudo você poderá ter acesso ao histórico dos veículos que pretende negociar. Assim, além de ter mais segurança nas suas negociações, você evita prejuízos financeiros.

Como funciona o Renajud?

O sistema de Restrições Judiciais Sobre Veículos Automotores (Renajud) é uma ferramenta online que interliga o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) ao Judiciário e permite a efetivação de ordens judiciais de restrição de veículos cadastrados no Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam).

O que são as restrições judiciais?

As restrições judiciais ocorrem quando o proprietário do veículo não cumpre com o contrato de pagamento do financiamento ou realiza a penhora no bem para outro investimento em que não conseguiu pagar o acordo.

Uma restrição judicial pode demorar anos para ser resolvida e somente depois do fim do processo é que o carro pode ser liberado ou não. Se for determinado judicialmente que é preciso vendê-lo, o proprietário não terá direito de negar isso ou pegar o dinheiro que pagou de volta.

Qual é a solução nesse caso? Fazer uma consulta veicular antes de negociar!

Pelo sistema da Checktudo é possível fazer consultas veiculares facilmente e identificar se os veículos têm alguma pendência na Justiça. 

A nossa Consulta Completa contém restrições judiciais como:

  • Gravame
  • Débitos e Multa
  • Alienação Fiduciária
  • Reserva de Domínio
  • Restrição administrativa
  • Leasing

Mas vale lembrar que, além dessas restrições, a consulta também traz informações sobre aceitação em seguro, precificador, indício de sinistro, histórico de KM, recall, passagem por leilão e muitas outras informações.

Quer ver todas as nossas consultas e saber o que cada uma oferece? Clique no link abaixo

>>> Sim quero saber melhor quais restrições consigo consultar <<<

Assim você evitará problemas e uma perda enorme, em geral do mesmo valor pago pelo bem ou até maior.

Sou Pessoa Física e quero fazer apenas uma ou algumas consultas

Nesse caso, indicamos a consulta completa da Olho no Carro, que é uma empresa parceira da Checktudo e especializada em consultas veiculares para Pessoas Físicas.

A consulta completa da Olho no Carro é tão completa quanto a consulta de restrições judiciais que citamos anteriormente e é ideal para você que quer consultar apenas um ou alguns veículos.

Lembrando que, essa consulta também oferece outras informações além de restrição judiciais, como: aceitação de seguro, passagem por leilão, indício de sinistro, roubo e furto, recall, ficha técnica, variação de preço do veículo e muito mais.

Quer fazer a consulta completa da Olho no Carro agora e garantir a melhor compra do carro usado?

Foto representativa do tema restrições judiciais de veículos

Conheça as principais restrições judiciais e financeiras de veículos

Agora que falamos sobre as principais restrições judiciais de veículos, vamos explicar essas restrições, que impedem qualquer transação com o veículo.

Alienação Fiduciária

O financiamento consiste na transferência da posse do veículo para a financeira a fim de garantir a quitação da dívida. O credor toma o próprio bem em garantia, de forma que o comprador, apesar de ficar impedido de negociar o bem com terceiros, pode usufruir dele. O veículo passa para o nome de seu comprador após o financiamento quitado.

Leasing

Conhecido também como arrendamento mercantil, o leasing é como um aluguel de carro feito pelo banco, mas que deixa a opção de compra do veículo no final desse prazo. Então, se você assina o contrato do leasing, terá a posse do veículo e poderá usá-lo pagando uma parcela mensal por isso.

Reserva de Domínio

A reserva de domínio ocorre quando o vendedor tem a garantia de propriedade do veículo vendido a prazo, até que ele seja pago integralmente, momento em que será transferida a propriedade do veículo para o comprador.

Baixa de Gravame

Quando um veículo é comprado pela modalidade de financiamento, o banco como forma de garantia daquela operação, realiza a inclusão da restrição de Gravame apontando para todos que aquele veículo é de propriedade daquela pessoa física ou jurídica, mas não em sua totalidade. Ou seja, ele nos alerta que aquele proprietário possui uma dívida com aquela instituição financeira.

Assim que o financiamento é quitado o banco deve realizar a baixa do gravame de forma automática dentro do período de até 10 dias úteis.

Restrição administrativa

A restrição administrativa é um registro inserido pelo próprio Detran para veículos em transferência de propriedade e tem o intuito de ajudar na fiscalização de veículos vendidos e que não foram transferidos para o novo proprietário dentro do prazo legal de 30 dias.

Caso a consulta veicular aponte alguma das restrições acima, veja o que pode acontecer:

O que não posso fazer ao adquirir um carro com restrição judicial

Transferência

Impede o registro da mudança da propriedade do veículo no sistema Renavam.

Restrição de licenciamento

Impede o registro da mudança de propriedade e a obtenção de novo licenciamento do veículo.

Circulação

Essa restrição além da impossibilidade de transferência da propriedade, o veículo fica impedido de circular.

Registro de Penhora

Neste caso, a penhora é efetivada em processo judicial sobre o veículo e seus principais dados (valor da avaliação, data da penhora, valor da execução e data da atualização do valor da execução).

Bloqueio

O bloqueio judicial ocorre quando o veículo possui algum tipo de penhora ou dívida de seu atual proprietário. Como o veículo é um bem ativo que possui um valor de mercado, muitas vezes ele se torna uma forma de financiadores recuperarem o dinheiro de seu devedor.

Como fazer a consulta a restrições judiciais e financeiras de veículos?

Em suma, você viu que para negociar veículos com segurança é menos difcil do que parece. E agora você vai descobrir que é simples e barato.

Você tem CNPJ e pretende fazer várias consultas por mês?

Então clique no botão abaixo:

Após clicar nesse link, você preencherá um formulário e, a partir dele, um dos nossos consultores entrará em contato para indicar o melhor plano de consultas veiculares para o seu negócio. 

Basta que você explique para o nosso consultor qual é o tipo de consulta que você deseja, seja uma consulta judicial de veículos ou outro tipo de informação. Assim, de acordo com a sua necessidade, ele irá sugerir o melhor plano, que se adeque ao seu bolso.

Além de escolher quais consultas deseja fazer, você também pode emitir laudos personalizados com o logo da sua empresa!

Saiba mais nesse post do blog: emita laudo do histórico veicular personalizado

Leia também:

3
Deixe um comentário

avatar
3 Comment threads
0 Thread replies
4 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
3 Comment authors
igor setasROBSONneli pais Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
igor setas
Visitante
igor setas

Como posso saber quem fez o pedido de inclusão da restrição judicial de transferência

ROBSON
Visitante
ROBSON

boa noite, se o veiculo estiver com comunicação de vende e normal aparecer RESTRIÇÕES NACIONAIS E RESTRIÇÃO ESTADUAIS?

neli pais
Visitante
neli pais

tenho um carro com bloqueio judicial. preciso saber oq fazer.

Quer saber mais sobre como nossas soluções podem ajudar o seu negócio?

Preencha os campos abaixo e vamos te ajudar!

A infinidade de dados veiculares, antifraude e localizaçação de pessoas para potencializar o seu negócio