Imagem representativa do tema o que observar ao comprar uma moto usada.
10 de julho de 2024

Aprenda o que observar ao comprar uma moto usada!

Você já se perguntou o que observar ao comprar uma moto usada? Muitas vezes, no calor do momento, é fácil deixar de lado algum detalhe que pode fazer toda a diferença.  

Por isso, antes de fechar um negócio, é preciso ter cuidado com alguns fatores que ajudarão a evitar problemas no futuro.  

Dicas do que observar ao comprar uma moto usada!

Faça uma vistoria estética  

Peça para conhecer a moto em um ambiente claro, dessa forma é possível verificar detalhes da aparência. Note se há sinais de desgaste, amassados e batidas que não estavam no anúncio de venda.  

Observe também o estado da pintura: se a moto é seminova – tem em média 2 anos de uso – é normal que esteja bem conservada. Caso a moto seja mais antiga, é comum a pintura ter pequenos riscos e marcas de uso.  

Agora, se ela estiver nova e impecável, é melhor questionar o vendedor, já que a moto pode ter passado por um acidente e, consequentemente, por um processo de renovação.  

Fique atento também a sinais de tombo: manoplas raladas e gastas, pedaleiras tortas e ponta de uma manete torta são alguns dos exemplos.  

Fique atento aos pneus  

Os pneus podem dizer muito sobre o histórico da sua próxima moto, já que o estado de conservação pode revelar muito mais do que se imagina.  

Caso os pneus indiquem sinais de muito desgaste – levando em consideração o tempo de uso da motocicleta, claro – talvez você precise pensar em investir em um par novo.  

É importante também observar a data de fabricação do pneu – e se ele condiz com os dados fornecidos pelo dono. Para verificar quando um pneu foi fabricado, observe o DOT (Departamento de Transporte) – que deve bater com o ano de fabricação do automóvel.  

Caso os dados estejam inconsistentes, pode ser que eles tenham sido trocados e é importante verificar se são originais ou recauchutados de borracharia.  

Peça para fazer um test-drive completo 

Mais do que observar ao comprar uma moto usada, é importante também testar o veículo que você está negociando.  

Por isso, converse com o dono e peça para fazer um test drive. Observe a cor da fumaça que está saindo – se estiver azulada, pode indicar óleo queimado ou problemas no motor. Verifique as luzes de advertência do painel, bem como os comandos elétricos.  

Fique atento também aos freios para ter a certeza de que estão funcionando de maneira segura e sem engasgos.

Além disso, dê partida na moto e observe se ela pega de primeira. O normal é que ela ligue na primeira ou segunda tentativa. Uma quantidade maior que essa pode revelar possíveis problemas. 

Leia também:

Fique atento ao alinhamento da moto 

E já que você subiu na moto, por que não aproveitar e conferir o alinhamento? Deixe o guidão reto e veja se ele permanece em linha reta.  

Uma vez sentado na moto, jogue seu corpo para frente e confira também toda a estrutura de rodas, guidão e tanque.  

Faça uma revisão  

Você sabia que, antes de adquirir uma moto usada, você pode fazer uma revisão? Especialmente se você é leigo no assunto e precisa de uma ajuda de um especialista.  

Leve a moto até seu mecânico de confiança e peça para ele fazer uma revisão minuciosa. Dessa forma, fica mais fácil entender o que observar ao comprar uma moto usada.  

Avalie a quilometragem 

Alguns proprietários que querem ‘se livrar’ de algum veículo, por vezes acabam alterando o hodômetro, também conhecido como medidor de quilometragem.  

Por isso, fique atento aos sinais de desgaste nos pedais e guidão, já que podem indicar que a moto é mais rodada que o indicado pelo marcador.  

Faça a consulta veicular da Checktudo 

Agora que você já sabe informações cruciais sobre o que observar ao comprar uma moto usada, não esqueça de fazer a consulta veicular da Checktudo.  

Com ela, é possível evitar prejuízos e dores de cabeça, além de proporcionar mais segurança na hora de fechar negócio pela sua empresa. 

Ela retorna informações cruciais como indício de sinistro, risco de comercialização ou aceitação em seguros, recall e muito mais, pelo número da placa do veículo.  

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of

Quer saber mais sobre como nossas soluções podem ajudar o seu negócio?

Preencha os campos abaixo e vamos te ajudar!

A infinidade de dados veiculares, antifraude e localizaçação de pessoas para potencializar o seu negócio