Logo Checktudo

Checktudo - Blog

saiba os prazos para a renovação de CNH
28 de setembro de 2021

Renovação de CNH: como fazer? Veja os prazos de 2022!

Está com a CNH vencida? Então veja aqui como fazer a renovação de CNH no Detran e quais são os prazos para 2022. 

Por que é necessário renovar a CNH? 

A renovação de CNH tem o objetivo de garantir a segurança no trânsito, reforçando as leis e condutas que devem ser seguidas pelos motoristas.  

Além disso, esse processo serve para atualizar as bases de dados do Detran e identificar mudanças no perfil dos condutores que possam limitar ou até mesmo impedir o ato de dirigir, ao longo do tempo. 

O que acontece se não for feita a renovação dentro do prazo? 

Ao circular com a CNH vencida, após o prazo de 30 dias corridos, o condutor pode ter a sua CNH recolhida e receber uma multa gravíssima, no valor de R$ 293,47 além de 7 pontos na Carteira de Habilitação.  

Nesses casos, o veículo fica retido até que seja apresentado um condutor habilitado para retirá-lo. 

Leia também: Saiba quais são as10 multas mais aplicadas em frotas e como evitá-las! 

Quais são os prazos para a renovação em 2022? 

Em 2020, a obrigatoriedade de renovação da habilitação foi suspensa, devido à quarentena, que dificultou o atendimento aos motoristas. A obrigatoriedade voltou em janeiro de 2021 e, a partir de 2022, passará a valer a regra anterior, definida pelo Conselho Nacional de Trânsito

De acordo com o Contran, o motorista pode dirigir com a habilitação vencida durante 30 dias corridos, que são contados a partir da data de vencimento que consta na CNH. Passado esse período, o condutor pode ser autuado e multado. 

Como fazer a renovação da CNH?  

O processo de renovação da habilitação varia de acordo com o Detran de cada estado. Mas, normalmente, é feito da seguinte forma: 

1 – Preenchimento do formulário no Detran 

O primeiro passo é preencher o formulário de solicitação da renovação de CNH no Detran do seu estado. 

Esse formulário pode ser encontrado pelo portal do Detran e nele você fará o preenchimento dos seus dados e poderá escolher uma data e um local para o agendamento do atendimento presencial. 

Para saber informações detalhadas, acesse o site do Detran do seu estado clicando na sigla correspondente: ACALAPAMBACEDFESGOMAMTMSMGPAPBPRPEPIRJRNRSRORRSCSPSETO

2 – Ida ao posto do Detran ou local de atendimento escolhido 

Compareça à unidade do Detran ou ao local de atendimento escolhido levando os seguintes documentos: 

  • Formulário impresso; 
  • RG e CPF; 
  • Carteira de Habilitação (CNH); 
  • Comprovante de residência. 

Durante o atendimento, será feita a conferência dos seus documentos e, caso haja alguma multa no seu nome, você será notificado. 

Após isso, suas digitais serão colhidas novamente e você tirará novas fotos. 

Por fim, você deverá pagar a taxa de renovação, do exame médico e, em caso de CNH das categorias C, D e E, também será necessário pagar pelo exame toxicológico. O valor das taxas varia de um estado para o outro. 

3 – Realização do exame médico e toxicológico 

Após o atendimento presencial, você deverá fazer o exame médico e toxicológico (caso seja necessário). Esses exames devem ser feitos em clínicas credenciadas ao Detran do seu estado. Provavelmente, você saberá quais são essas clínicas no momento do seu atendimento. 

4 – Recebimento da nova CNH 

Após cumprir todas as etapas do processo e com o resultado positivo dos exames, basta aguardar a emissão da sua nova CNH, que poderá ser enviada para o seu endereço ou retirada na unidade do Detran. 

Esse procedimento também varia de um estado para o outro. Para ter acesso a informações mais detalhadas, acesse o portal do Detran do seu estado. 

Leia também: CNH suspensa? Veja aqui como resolver! 

Como pagar a renovação da CNH pela internet? Veja o passo a passo de pagamento da taxa do Detran SP em cada banco e nas lotéricas! 

O pagamento da taxa de renovação da CNH varia de um estado para o outro.  

No caso do Detran SP, você poderá pagar a taxa para emissão e envio da CNH pelo correio (R$ 107,00) nos bancos conveniados (se você for correntista) ou nas lotéricas. 

Veja o passo a passo de pagamento em cada caso: 
1 – Casas Lotéricas  

Vá até o caixa, informe seu CPF e solicite o pagamento da “Taxas de CNH (Definitiva, 2ª Via renovação/adição/reabilitação, Transferência)”. 

2 – Banco do Brasil 

Nos caixas eletrônicos: selecione Pagamentos sem código de barras > IPVA e Taxa Detran (SP, PR, BA e SC)/Tributos> IPVA – Taxas DETRAN Estado de São Paulo > CNH-Cart. Nac. de Habilitação – Registro > Preencha o campo RENAVAM OU CPF/CNPJ com o CP > Selecione a opção “Emissão de CNH – 2ª via renov/adição/re – com postagem”. 

Pela internet (www.bb.com.br): escolha a opção Pagamentos > Taxas e Impostos > Débitos de Veículos > São Paulo-SP > CNH-Cart. Nac. Habilitação e Registro > preencha o número do CPF > selecione a opção “Emissao CNH-2a via renov/adicao/re”. 

3 – Bradesco 

Nos caixas eletrônicos: escolha a opção Pagamentos > Débitos de Veículos > selecione a opção “São Paulo” > Taxas Detran > Serviço: CNH-Cart.Nac.Habilitacao e Registro > Tipo de serviço: Emissão CNH – 2ª via renov/adicao/reabilit > insira o CPF e selecione a opção “Residência” para postagem via correio. 

Pela internet (www.bradesco.com.br): escolha a opção Pagamentos > Tributos (Impostos, Taxas ou Contribuições) > Débitos de Veículos (IPVA, DPVAT, Licenciamento, Multas e Taxas) > selecione o estado (UF) de emplacamento: São Paulo > Tipo de débito: Taxas Detran > Serviço: CNH-Cart.Nac.Habilitacao e Registro > Tipo de serviço: Emissão CNH – 2ª via renov/adicao/reabilit >Tipo de pessoa: Pessoa física > insira o CPF e Local de entrega: Residência. 

4 – Daycoval 

Pela internet (www.daypag.com.br): acesse a Página inicial > Pagamento de débitos veiculares e Autoescola > Outros pagamentos > Serviços Detran SP. 

5 – Santander 

Nos caixas eletrônicos: escolha Outras Opções > Outros Pagamentos (Impostos/Detran/DDA) > Detran.SP > Taxa Detran, CNH-Cart. Nac. Habilitacao e Registro > “Emissao CNH-2ª via renov/adição/reabilit” > insira o CPF e selecione a opção “Correio” para postagem via Correios. 

Pela internet (www.santander.com.br): escolha a opção Pagamentos e Recargas > Multas, IPVA e outros – DETRAN> Selecionar um Estado (São Paulo) > Taxas DETRAN > Selecione o sub-serviço: CNH-Cart. Nac. Habilitacao e Registro >Tipo de sub-serviço: “Emissao CNH-2a via renov/adicao/reabilit” > digite o seu CPF e selecione “Enviar pelo correio”. 

6 – Sicoob 

Nos caixas eletrônicos: selecione Pagamento > IPVA e Taxas DETRAN > Sem Código de Barras > Estado de São Paulo > IPVA TRLAV DPVAT. 

Pela internet (ib.sicoobnet.com.br/inetbank/login.jsp): selecione Conta Corrente > Pagamentos > IPVA/Taxas do Detran > IPVA/Taxas Detran SP. 

Sicoobnet Empresarial (empresarial.sicoobnet.com.br): selecione Conta > Pagamentos > Agendamento > IPVA e Taxas Detran. 

Leia também: Reciclagem de CNH EAD: como fazer? 

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of

Quer saber mais sobre como nossas soluções podem ajudar o seu negócio?

Preencha os campos abaixo e vamos te ajudar!

A infinidade de dados veiculares, antifraude e localizaçação de pessoas para potencializar o seu negócio