Logo Checktudo

Checktudo - Blog

16 de fevereiro de 2021

Como precificar um carro para a revenda online? Veja 4 dicas essenciais!

Saber definir corretamente o preço do veículo é o que vai garantir a melhor margem de lucro na negociação. Veja neste texto 4 dicas essenciais para precificar um carro para a revenda online e aumente o seu faturamento.

Sua empresa trabalha com avaliação de veículos usados?

Pelo sistema da Checktudo é possível otimizar as avaliações de veículos por meio de uma ferramenta totalmente online, segura e integrada. Dessa forma, além de otimizar os processos de gerenciamento, você evitará erros e perda de dados.

Clique aqui e saiba mais sobre a Avaliação Veicular Checktudo!

A grande vantagem de vender veículos pela internet é poder segmentar os anúncios de acordo com o perfil de consumidores desejado. Por outro lado, também é necessário pensar em ofertas mais atrativas, que chamem a atenção desses consumidores e convertam as vendas.

O grande risco que se corre neste momento, é precificar o carro com um valor muito baixo, o que não gerará o retorno esperado para a sua loja.

Veja agora 4 dicas essenciais para precificar um carro para a revenda online e aumente o seu faturamento!

1 – Não se baseie apenas na Tabela FIPE

O valor da Tabela FIPE é apenas o preço médio de um modelo de veículo no mercado. E esse valor não leva em conta a quilometragem, o estado de conservação, os itens opcionais e o histórico do veículo. 

Portanto, você deve avaliar o carro que pretende vender e ajustar o valor da Tabela FIPE para mais ou para menos, de acordo com as condições do veículo.

2 – Fique atento aos fatores que impactam no valor do carro

Os fatores que mais impactam no valor de revenda de um carro são:

Estado de conservação

Os consumidores sempre procuram veículos usados que tenham aparência de novos. Por isso, sempre que for possível, faça alguns reparos que valorizem o carro esteticamente. 

Muitas vezes, com procedimentos simples, você melhora a aparência do carro e consegue vendê-lo por um valor um pouco maior.

Região

Há modelos de veículos que são mais atraentes para uma determinada região e isso impacta no valor de revenda. Por exemplo: em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, as picapes de cabine dupla podem ser vendidas por um valor mais alto, pois os consumidores dessa região têm preferência por esse tipo de carro para trabalhar.

Cor

As cores prata, preto, branco e cinza representam cerca de 80% das vendas de carros novos no Brasil. Sendo assim, na hora da revenda, essas cores também são as que têm uma maior aceitação. 

Então, na hora de precificar um carro colorido, é necessário que o valor seja um pouco menor, para facilitar a venda.

O histórico do veículo

Carros sinistrados, roubados e de leilão tem uma diminuição no seu valor de revenda.

Segundo estimativas oficiais, as perdas são de 9,2% para carros que vieram de leilão, 3,5% para os que já foram roubados/furtados e 6,9% para os que passaram por sinistro. Além disso, caso a estrutura do veículo esteja comprometida, há uma perda de mais 8%.

Outro fator que impacta na desvalorização do carro é a quilometragem. A cada 10 mil km rodados, há uma perda de 0,5% no valor.

Tenha mais segurança nas suas negociações, consulte o histórico completo de veículos, apenas pela placa!

Faça as consultas veiculares da Checktudo e tenha acesso a informações de:

  • Consulta de CNH por CPF
  • Leilão
  • Indício de Sinistro
  • Risco de comercialização e ou aceitação em seguro
  • Restrições e Impedimentos
  • Gravame
  • Recall
  • Precificador
  • Dados Cadastrais Nacional
  • Dados Cadastrais Estadual
  • Histórico de Roubo e Furto
  • Histórico de KM
  • Débitos e Multas

Evite prejuízos, consulte o histórico dos veículos antes de negociar!

3 – Faça uma análise do mercado

Pesquise anúncios de outras lojas, de acordo com as características do veículo que você pretende vender, como ano, versão, cor e localização.

É importante que você faça essa análise para identificar argumentos de venda, tipos de oferta e a variação de preço que cada anúncio oferece, para que você possa traçar as suas estratégias de venda.

4 – Seja realista ao definir a sua oferta

Um dos erros que muitos lojistas cometem é achar que os compradores não vão identificar pequenos problemas no veículo. Por isso, acabam “maquiando o carro”, deixando-o com aparência de novo, e colocam um preço maior do que o carro realmente vale.

Se você tem o costume de fazer isso, é melhor mudar de estratégia. Isso porque, com o tempo, essa estratégia acaba com a credibilidade da sua loja e afasta os consumidores.

Agora você já sabe como precificar um carro para a revenda e fazer as melhores negociações! Em caso de dúvidas ou sugestões, utilize os comentários do blog.

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of

Quer saber mais sobre como nossas soluções podem ajudar o seu negócio?

Preencha os campos abaixo e vamos te ajudar!

A infinidade de dados veiculares, antifraude e localizaçação de pessoas para potencializar o seu negócio