Saber definir corretamente o preço do veículo é o que vai garantir a melhor margem de lucro na negociação. Veja neste texto 4 dicas essenciais para precificar um carro para a revenda online e aumente o seu faturamento.
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A grande vantagem de vender veículos pela internet é poder segmentar os anúncios de acordo com o perfil de consumidores desejado. Por outro lado, também é necessário pensar em ofertas mais atrativas, que chamem a atenção desses consumidores e convertam as vendas.
O grande risco que se corre neste momento, é precificar o carro com um valor muito baixo, o que não gerará o retorno esperado para a sua loja.
O valor da Tabela FIPE é apenas o preço médio de um modelo de veículo no mercado. E esse valor não leva em conta a quilometragem, o estado de conservação, os itens opcionais e o histórico do veículo.
Portanto, você deve avaliar o carro que pretende vender e ajustar o valor da Tabela FIPE para mais ou para menos, de acordo com as condições do veículo.
Os fatores que mais impactam no valor de revenda de um carro são:
Os consumidores sempre procuram veículos usados que tenham aparência de novos. Por isso, sempre que for possível, faça alguns reparos que valorizem o carro esteticamente.
Muitas vezes, com procedimentos simples, você melhora a aparência do carro e consegue vendê-lo por um valor um pouco maior.
Há modelos de veículos que são mais atraentes para uma determinada região e isso impacta no valor de revenda. Por exemplo: em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, as picapes de cabine dupla podem ser vendidas por um valor mais alto, pois os consumidores dessa região têm preferência por esse tipo de carro para trabalhar.
As cores prata, preto, branco e cinza representam cerca de 80% das vendas de carros novos no Brasil. Sendo assim, na hora da revenda, essas cores também são as que têm uma maior aceitação.
Então, na hora de precificar um carro colorido, é necessário que o valor seja um pouco menor, para facilitar a venda.
Carros sinistrados, roubados e de leilão tem uma diminuição no seu valor de revenda.
Segundo estimativas oficiais, as perdas são de 9,2% para carros que vieram de leilão, 3,5% para os que já foram roubados/furtados e 6,9% para os que passaram por sinistro. Além disso, caso a estrutura do veículo esteja comprometida, há uma perda de mais 8%.
Outro fator que impacta na desvalorização do carro é a quilometragem. A cada 10 mil km rodados, há uma perda de 0,5% no valor.
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Evite prejuízos, consulte o histórico dos veículos antes de negociar!
Pesquise anúncios de outras lojas, de acordo com as características do veículo que você pretende vender, como ano, versão, cor e localização.
É importante que você faça essa análise para identificar argumentos de venda, tipos de oferta e a variação de preço que cada anúncio oferece, para que você possa traçar as suas estratégias de venda.
Um dos erros que muitos lojistas cometem é achar que os compradores não vão identificar pequenos problemas no veículo. Por isso, acabam “maquiando o carro”, deixando-o com aparência de novo, e colocam um preço maior do que o carro realmente vale.
Se você tem o costume de fazer isso, é melhor mudar de estratégia. Isso porque, com o tempo, essa estratégia acaba com a credibilidade da sua loja e afasta os consumidores.
Agora você já sabe como precificar um carro para a revenda e fazer as melhores negociações! Em caso de dúvidas ou sugestões, utilize os comentários do blog.
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