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Antes de comprar é melhor consultar
5 checklist gestão concessionaria consulta veicular
12 de fevereiro de 2020

Erros mais comuns na gestão de concessionárias

Nós sabemos o quão difícil pode ser estar à frente da gestão de uma concessionária. E existem diversos motivos para essa função ser tão desafiadora. Desde a variedade de produtos e preços, até a dificuldade na comercialização e manutenção dos automóveis.

Diante desses desafios, é comum que os gestores cometam alguns erros. No entanto, quando falamos de uma concessionária, isso pode ter um custo extremamente elevado e acarretar prejuízos gigantescos, já que os valores rotacionados nesse tipo de negócio são altíssimos.

Pensando nisso, fizemos uma lista com os erros mais comuns na gestão de concessionárias e também algumas soluções para resolver todas essas questões.

Vamos lá!

1. Não analisar a origem dos veículos adquiridos

Fazer a consulta da procedência dos produtos (ou veículos) que você está vendendo é essencial para a segurança do consumidor. Adquirir carros ou permitir a revenda de veículos roubados ou com problemas judiciais pode, além de dar caso de polícia, manchar a integridade e imagem de seu estabelecimento.

consulta veicular permite saber também se o veículo possui algum débito em aberto e não pago, informação muito importante para análise na hora da compra. … Desse modo, o veículo pode ainda ter uma dívida do proprietário antigo ou uma disputa trabalhista e o carro dado como garantia, ou roubo & furto, alienação… São diversos os tipos de restrições.

Para fazer buscar esse apontamento, a empresa CheckTudo oferece consultas veiculares e antifraudes, com buscas se há passagem por leilão, restrições judiciais, indício de sinistro, apontamento de especialistas que já viram o carro, em laudos, que você pode tanto consultar como oferecer a seus clientes e muito mais.

Veja também: Novos tipos de consultas

Quer obter um planejamento específico para seu negócio de consultas e laudos veiculares?

3. Não organizar as vendas

Muitas concessionárias pecam nesse aspecto. Seu time de vendas é esparso e competitivo, ao invés de unido e integrado.

Para isso é necessário que os funcionários acompanhem todo o conteúdo publicitário gerado, bem como eliminar o viés competitivo do cargo. Além disso, ouví-los é essencial! Eles podem ter ideias ou sugestões que tragam mais clientes, já que estão em contato direto com o seu público.

4. Não utilizarem as ferramentas adequadas

Ter uma boa base de ferramentas é importante, sejam elas digitais ou não. É extremamente necessário quando falamos da compra e venda de veículos que os aspectos do carro e do cliente sejam analisados o mais rápido possível.

Para isso, a consultar o veículo e também o interessado na compra é um passo essencial para qualquer concessionário. Mas um sistema lento que dificulta a transação costuma, na verdade, apenas atrapalhar a compra.

É preciso entender que qualquer tipo de compra é realizada através das emoções e, quando você deixa alguém esperando, ela está revendo todo o processo de compra daquele bem. E assim, dá uma chance para que ela desista.

Um sistema ágil, com dados confiáveis extraídos de banco de dados governamentais de forma segura, legal e sigilosa é essencial para verificar os dados do cliente e do veículo.

Além disso, protege a empresa de danos maiores como bloqueios judiciais, busca e apreensão e outras questões que podem simplesmente tirar a posse do bem da vendedora ou diminuir o seu valor de mercado. Por isso, vale a pena pensar com carinho nesse aspecto e investir em algo de qualidade.

5. Não criar uma estratégia de marketing digital

As estratégias de marketing digital se tornaram praticamente obrigatórias para concessionárias, coisa que anteriormente não era necessário investir com tanto peso.

Essa obrigatoriedade se dá por dois fatores diferentes. O primeiro deles é a migração do público da televisão e do rádio para a internet. O segundo, é o custo desse tipo de marketing, muitas bem menor do que investir em mídias tradicionais.  

Por isso, investir na movimentação das redes sociais é extremamente importante para atrair mais clientes e criar um canal de comunicação com eles. Juntamente, blogs e sites também fazem parte do processo, mantenha-os atualizados com assuntos que criem conexão com o seu público.

Ver também: Comprei um carro com restrição. E agora?

E aí, será que você comete alguns desses erros no seu negócio? Tem mais algum que gostaria de acrescentar?

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